O que fazer quando se quebra um preceito?

Hoje é a lua cheia do mês de Julho,  uma importante data no Budismo, quando se comemora o Asalha Puja, o dia em que o Buda proferiu o seu primeiro discurso.
Neste dia, Budistas do mundo todo intensificam suas práticas e os leigos adotam os oito preceitos. Mas e se um preceito for quebrado, não só nesses dia mas como em qualquer outro? O que fazer?
A resposta é bem simples, primeiro vejamos o que dizem o Sakhadhamma Sutta e o Ambalatthikarahulovada Sutta:


"Então um discípulo tem plena convicção naquele mestre. Ele pensa: 'Meu mestre tem uma doutrina e entendimento assim: De muitas formas o Abençoado critica e censura matar seres vivos, e ele diz: 'Abstenham-se de matar seres vivos.' Agora, eu matei seres vivos. Isso não foi apropriado; isso não foi bom. Mas embora eu me arrependa disso, essa minha ação ruim não pode ser desfeita.' Tendo refletido dessa forma, ele abandona matar seres vivos e se abstém de matar seres vivos no futuro. Assim ocorre o abandono daquela ação ruim, assim ocorre a transcendência daquela ação ruim.
"Ele pensa: 'Meu mestre tem uma doutrina e entendimento assim: "De muitas formas o Abençoado critica e censura tomar aquilo que não for dado ... praticar a conduta sexual imprópria ... falar mentiras, e ele diz: 'Abstenham-se de falar mentiras.' Agora, eu falei mentiras. Isso não foi apropriado; isso não foi bom. Mas embora eu me arrependa disso, essa minha ação ruim não pode ser desfeita.' Tendo refletido dessa forma, ele abandona falar mentiras e se abstém falar mentiras no futuro. Assim ocorre o abandono daquela ação ruim, assim ocorre a transcendência daquela ação ruim.

*** 

“Também, Rahula, tendo praticado uma ação corporal, você deveria refletir a respeito ... se, refletindo, você sabe que conduziu à sua própria aflição, à aflição de outros, ou ambos; foi uma ação sem habilidade com consequências dolorosas, resultados dolorosos, então você deveria confessá-la, revelá-la, abri-la para o Mestre ou um sábio companheiro na vida santa. Tendo confessado ... você deve exercer contenção no futuro.

Podemos concluir:
É importante que a atenção plena seja mantida, pois teremos ciência de que cometemos um ato falho e que precisamos abrir mão do comportamento ruim, sem remorsos, pois isso é apego. 
Também é de suma importância não fazer novamente determinada ação que leve a quebra de um preceito. Para isso, mantenha-se diligente, esteja plenamente atento nos seus pensamentos, tome cuidado com suas palavras e com os atos. Se a vontade de fazer algo errado surgir, preste atenção nela e não faça. 
Se ainda assim ocorrer a quebra de um preceito, não se martirize, aceite que errou, sem culpas, sem tristezas ou apegos, e tente criar uma energia, um esforço para não errar de novo.
Por fim, tome novamente os preceitos, seja na frente de um monge, de um altar, ou até mesmo sozinho, o que importa é sua intenção.
Boa sorte! 




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?