Dicas valiosas de meditação

Ajahn Suchart ensinando alguns aspectos básicos de meditação.

                                                   

Devemos observar a dor ou retornar para a expansão e contração do abdômen?
Existem dois métodos, o mais fácil é voltar para a sua meditação e descartar a dor. O segundo método que é mais difícil porque você precisa de uma mente mais forte, é olhar para a dor e deixá-la em paz. Você olha para ela e compreende a natureza da dor como sendo algo que você não pode fazer nada sobre. Ela está além de seu controle. Se ela quer permanecer, deixe-a permanecer. Não crie qualquer desejo de se livrar dela, porque quando você tem esse desejo, você cria mais estresse mental, que é ainda mais doloroso do que a sua dor. Basta deixá-la em paz.Você pode voltar sua atenção para o seu objeto de meditação e tratar a dor como uma chuva que não pode ser forçada a ir embora. Você tem que viver com ela. Se você deixá-la em paz, em seguida, sua mente vai se tornar pacífica e não atormentada pela dor física.

Eu tenho essa dor e quando eu tentar meditar, eu não consigo acalmar a minha mente.
Isso é porque sua atenção-plena não é forte o suficiente. Você deve tentar desenvolver a atenção, mesmo antes de meditar. Tem que fazer isso durante todo o dia, ao acordar deve-se desenvolver a atenção-plena de imediato. Não deixe sua mente pensar em outra coisa.
Force-a a pensar sobre 'Buda' 'Buda' 'Buda'. Faça o que fizer, mantenha-se em 'Buddho' 'Buddho', quer esteja a lavar o rosto, escovar os dentes, pentear o cabelo, continue a repetir "Buddho '' Buddho '' Buddho '. Não pense em nada. Se você quiser pensar, pense apenas sobre algo importante, mas fora isso, pare de pensar.

Quando a dor surge, devo apenas ignorá-la e continuar com 'Buddho' 'Buddho'?
Sim. Não há nada que você possa fazer sobre isso. Ela vem e vai. Quando surge você não pode se livrar dela. Quando ela vai embora, não pode obtê-la de volta. Você apenas tem que deixá-la em paz. Concentre-se apenas em seu objeto de meditação. Nada mais.

Se estamos com dor e observamos a aversão para com a dor, e queremos ficar em uma posição mais confortável para aliviar a dor. Nós sabemos a causa, então como lidar com essa situação?
Vocês devem deixar a mente em um estado neutro, entrar em samadhi, ter upekkha (equanimidade).
É por isso que samadhi é necessário antes de contemplar usando vipassana. Quando você contempla em vipassana coisas como a natureza da dor, você deve perceber que elas são annicam, dukkham e anatta (impermanentes, insatisfatórias e não-eu). Não se pode controlar a dor, você não tem como falar para a dor que ela vá embora, mas você pode controlar sua mente para que seja possível conviver com a dor.


Em qual nível de samadhi podemos contemplar utilizando vipassana?

Em todos os níveis. Você pode experimentar por si mesmo ao entrar em samadhi. Depois de emergir da concentração, se você tiver alguma dor ou algum desejo, tente usar vipassana para resolver este problema. Por exemplo, se você tem dor, o objetivo é deixar a dor em paz, porque caso queira que a dor desapareça você estará criando sofrimento na sua mente. Você está criando desejo, que é a causa de sofrimento mental, que é muito mais forte do que o sofrimento físico. 
Se você não cria sofrimento mental, então sua mente pode suportar o sofrimento físico. A mente pode coexistir com o sofrimento físico, mas não pode coexistir com o seu próprio sofrimento, então o objetivo aqui é prevenir que a mente crie sofrimento a partir da dor física. 
Então, primeiramente você deve ter samadhi. Neste estado, sua mente tem a habilidade de permanecer quieta, permanecer impertubável. Uma vez tendo esta habilidade, quando a mente encontra a dor física, então pode-se simplesmente dizer para a mente que tudo está certo, que não é tão ruim assim. que pode-se viver com isso.
O Buda conhecia a natureza do sofrimento mental. É criado pelo seu próprio desejo, seu desejo de se livrar da dor física, que está além do seu controle. A dor física às vezes surge devido a circunstâncias que podem ou não ser eliminadas. Quando praticamos, temos que assumir que ela não pode ser eliminada, então aprendemos a deixá-la em paz. Igual como quando fica-se doente, você sabe que não dá para se livrar da dor enquanto ela ainda está sendo curada, então a única coisa que pode prevenir o sofrimento é aceitar a dor e não ter desejo de se livrar dela.
É preciso ver a natureza da dor, aniccam. Ela é temporária, surge e desaparece. Ela é anatta, quando ela surge, não dá para mandar que vá embora. Você deve apenas esperar até que vá embora sozinha. Não reagir a dor física faz a mente se acalmar.
É necessário ter samadhi para ser capaz de manter a mente calmar e não reagir a dor, e então, entender a verdade de aniccam, dukkham e anatta. Apenas deixe a dor em paz, então não haverá dukkham na mente, desejar se livrar da dor apenas criará dukkham.
A questão não é se livrar da dor física e sim da dor mental que é causada pelo nosso desejo. A dor mental pode surgir a partir de muitas coisas, e não necessariamente da dor física em si.
Quando não estamos felizes, quando nossa mente não está feliz, é devido ao desejo existente na nossa mente para que as coisas sejam desta ou daquela maneira. Quando elas não ocorrem como desejado, você se torna infeliz. É por isso que devemos treinar a mente, apenas deixar as coisas em paz porque não podemos controlar tudo o tempo todo. Às vezes podemos e às vezes não. Quando não podemos, e temos desejo, então sofreremos sem necessidade.
Se soubermos que as coisas estão além do nosso controle, então apenas deixe-as ir, deixe-as acontecer, então não seremos afetados por coisa alguma que acontença. 

Eu estou usando Anapanasati, depois de um tempo a concentração vai para a área de estômago, posso concentrar-me no estômago ou voltar para a respiração?
Foque qualquer ponto que seja mais conveniente para você. Tente ficar em um ponto. Não siga a respiração.

Than Ajahn, em vez de usar "Buddho", podemos ter atenção plena na respiração?
Sim. Há quarenta objetos de meditação (maiores informações aqui). Você deve escolher um que seja o mais adequado, e que permita você usá-lo enquanto faz suas atividades diárias. Se você utiliza a respiração como objeto, enquanto estiver fazendo suas atividades rotineiras, pode ser que você tenha dificuldade em focar na respiração. Em vez disso, foque na atividade que esteja fazendo, como por exemplo, nos movimentos do seu corpo. Tudo depende da sua habilidade de manter o foco. Algumas pessoas gostam de usar mantras como objeto, então eles simplesmente mantém a repetição do mantra. Algumas outras gostam de focar o corpo, observar o corpo, então elas mantém a observação do corpo. Todo movimento do corpo é observado para evitar a mente vagar para outros assuntos.  O método que trouxer sua mente para o presente, para que fique no aqui e agora, e não pense em outras coisas, é o método adequado para você.    

Quando recito "Buddho", devo focar no som?
Apenas se concentre na recitação em si, pois a recitação é uma forma de pensamento. Se você se concentra neste pensamento, então não poderá pensar em mais nada. É como cantar, o que você faz? Você se concentra na música que está cantando, não é? É a mesma coisa.
Também é como entoar os cânticos, você se concentra no cântico. Se você acha que focar no mantra é difícil devido a repetição e deseja algo mais variado, então pode tentar outra coisa.
Pode-se usar o 
 Namo tassa bhagavato arahato sammā sambuddhassa. Fique repetindo isso e assim a mente ficará ocupada e não pensará em outra coisa. 
Quando você se sentar para meditar, pode continuar com seu cântico ou mantra, ou caso sinta-se cansado e quiser parar, pode manter o foco na respiração. Esteja ciente da sua inspiração e expiração. Não tente controlar sua respiração, deixe-a em paz. Você apenas deve usar a respiração como uma âncora para evitar que a mente vagueie e tenha pensamentos aleatórios. Você deve focar em apenas uma coisa de cada vez.

Isso significa que podemos mudar de uma coisa para outra quando isso tiver a ver com nosso corpo?
Sim. Em algo que esteja aqui e agora.
Esteja no presente. Não vagueie para o passado ou para o futuro. Não pense no passado, não pense no futuro, pois quando você faz isso, a tendência é o surgimento das kilesas (contaminação na mente). Se você prestar atenção ao corpo, apenas esteja ciente disso para evitar que sua mente pense.
Quando você se senta, não pode olhar para o corpo porque ele não está fazendo nada, então, foque na respiração ou use um mantra.  
Às vezes você não consegue observar sua respiração, não consegue usar o mantra, então tente entoar cânticos para acalmar a mente. Tudo depende de como sua mente se comporta naquele momento em particular. Você tem que encontrar o objeto de meditação mais apropriado para acalmar a mente.

Quando observamos estados mentais como a aversão, também temos que observar a causa da aversão?
Sim. A causa da aversão é o desejo. Você quer algo, e quando você não o tem, a aversão surge. Você fica com raiva.
Se você conseguir acabar com o desejo, então a raiva diminuirá. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?