Contemplações no uposatha

Hoje é dia de uposatha e estou dedicando este dia para contemplar duas das três características da natureza. Posto aqui um curto cântico que uso para a reflexão acerca de anicca e anatta.
A prática do ensinamento do Buda realmente dá frutos e treina a mente para que a natureza dos fenômenos, a impermanência, a insatisfatoriedade e a ausência de um Eu possam ser vistas. 
Com o desenvolvimento desta sabedoria, nossa mente gradualmente abandona o estresse, angústia, luxúria, e a verdadeira paz surge. 

O  cântico de reflexão sobre a impermanência e não-Eu 


Rupam aniccam (Forma é impermanente),
Vedana anicca (Sensações são impermanentes),

Sañña anicca (Percepção é impermanente),

Sankhara anicca (Construções mentais são impermanentes),

Viññanam aniccam (Consciência é impermanente),
Rupam anatta (Forma é não-Eu),
Vedana anatta (Sensações são não-Eu),
Sañña anatta (Percepções são não-Eu),
Sankhara anatta (Construções mentais são não-Eu),
Viññanam anatta (Consciência é não-Eu),
Sabbe sankhara anicca (Todas as construções mentais são impermanentes), 
Sabbe dhamma anattati (Todos os fenômenos são não-Eu).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?