Pequena lição e grande sabedoria


"O princípio essencial do Budismo é a vacuidade de qualquer fenômeno. Não é sobre demonstração de milagres ou super poderes, habilidades paranormais ou qualquer coisa mística ou bizarra. O Buda não deu ênfase na importância destas coisas. Estes poderes, entretanto, existem e podem ser desenvolvidos, mas esta faceta do Dhamma é delusão, então o Buda não encorajava isso. As únicas pessoas que ele elogiava eram aquelas capazes de se libertar do sofrimento.
Conseguir isso requer treino, e as ferramentas e equipamentos para fazer este serviço são generosidade, virtude, concentração e sabedoria. Temos que adotá-las e treinar com elas. Juntas elas formam um caminho que leva ao nosso interior, e a sabedoria é o primeiro passo.
Este Caminho não pode maturar se a mente estiver encrustrada com impurezas, mas se formos fortes e valentes, o Caminho irá eliminar estas impurezas. Entretanto, se as impurezas é quem são fortes e valentes, elas destruirão o Caminho. A prática do Dhamma simplesmente é o combate incessante entre essas duas forças até que o final da estrada seja alcançado. Elas batalham sem trégua até o fim."
              Ajahn Chah






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?