Cristianismo e Budismo: Por que não é possível praticar as duas religiões ao mesmo tempo

Trago para meus leitores um interessante texto retirado do Facebook que foi postado por um usuário identificado como Kapil Sharma. 
A tradução a partir do inglês foi feita por mim.

***


É um entendimento comum entre alguns que o cristianismo e o budismo têm ensinamentos e pontos de vista semelhantes. Uma das principais razões por trás dessa suposição errônea é considerar que o budismo é apenas sobre ser gentil e compassivo. Alguns até chegam a afirmar que se pode praticar o budismo e o cristianismo juntos.
Outra afirmação comum é que o budismo não é uma religião, mas uma filosofia com a intenção de justificar que se pode seguir qualquer religião, como o cristianismo, juntamente com o budismo. No entanto, o budismo é uma religião porque compartilha muitos domínios que são típicos de religiões que não podem ser explicados por um ponto de vista filosófico, como a ideia de uma vida após a morte, ações e resultados, uma comunidade ordenada, festivais e eventos etc.
Aqui estão alguns pontos sobre porque é impossível praticar o cristianismo e o budismo juntos, desde que a fé/convicção em sua religião seja sincera. Embora todos esses pontos tenham a ver com contradições entre o cristianismo e o budismo, alguns desses pontos também são aplicáveis a outras religiões abraâmicas (como o islamismo e o judaísmo).

1. No cristianismo, a pessoa morre uma vez e depois ressuscita antes do dia do julgamento. Isso contradiz o renascimento, que é entendido no Budismo como um processo contínuo.

2. O cristianismo defende o conceito de "graça de Deus", onde Deus é capaz de perdoar todos os pecados (exceto o pecado da descrença). O conceito de graça de Deus contradiz a lei do carma, conforme explicado no budismo, onde criamos nosso próprio futuro por meio de nossas próprias ações, pela lei do carma.

3. No cristianismo, a crença é que todos os seres humanos têm uma alma. Isso contradiz Anatta (não-eu) e Sunyata (falta de existência / vazio inerente) que é aceito no Nobre Caminho Óctuplo ensinado pelo Buda. Anatta e Sunyata são parte da visão correta (Samma Ditti) dentro do Nobre Caminho Óctuplo. A crença em uma alma eterna é parte da Visão Incorreta (Micca Ditti) no budismo e esta é uma das crenças que leva a pessoa a continuar sua existência no Samsara.

4. O cristianismo é uma religião monoteísta, onde a visão é que existe um Deus que cria, mantém e destrói sua criação. No budismo, que é uma religião não teísta, não há Deus que faça essas coisas acontecerem, mas a energia e a matéria estão mudando o tempo todo sem nenhum mediador divino. Também a crença em Deus contradiz Anatta e Sunyata (conceitos-chave em todos os tipos de budismo). O Budismo reconhece a existência de divindades (algumas vezes traduzidas para o português como "deuses[devas]"), mas elas são seres que também estão aprisionados no Samsara. Eles não têm nenhum significado teísta, o que significa que eles não enviam revelações, criam, mantêm, destroem ou julgam qualquer ser (que são funções típicas do Deus cristão).

5. No cristianismo, criação e destruição são eventos absolutos. Deus cria o mundo em sete dias e destruirá tudo eventualmente. O budismo não concorda com essa visão. Em vez disso, matéria e energia dentro do universo estão passando por mudanças contínuas o tempo todo. Não há criação ou destruição absoluta, mas o que vemos como construção e destruição que ocorrem o tempo inteiro ao nosso redor são apenas processos cíclicos com fim e começos indefinidos, o que não é percebido pela mente não-iluminada. 

6. O budismo afirma ser uma maneira de acabar com o sofrimento. No cristianismo, Deus envia seu próprio filho para ser brutalmente punido e pregado em uma cruz pelos romanos. O sofrimento é aceito como punição de Deus. Não há explicação no cristianismo sobre escapar do sofrimento porque, se o sofrimento é algo que é dado por Deus, então parece ser um ato de desafio contra Deus tentar dar fim ao sofrimento. No budismo, o sofrimento é aceito na vida, mas há um caminho para escapar disso.

7. No budismo, o primeiro preceito é evitar prejudicar ou matar qualquer ser senciente. No cristianismo, matar é considerado mau somente se um humano é morto. No cristianismo, apenas os humanos têm almas, enquanto os animais não, por isso, sob a fé cristã, não é errado matar animais. No entanto, no budismo, a compaixão e o respeito à vida não se limitam apenas aos seres humanos, mas a todos os seres sencientes. Alguns dos discípulos de Jesus eram pescadores e Jesus nunca impediu que essas pessoas matassem animais enquanto o Buda desencorajava ativamente a matança de qualquer forma vida.

8. No cristianismo, desde que a pessoa seja fiel à sua fé, então o destino final é o céu. A punição para os não crentes é a condenação eterna (para viver no inferno para sempre). Não importa o bem que uma pessoa faça em sua vida, se uma pessoa se recusa a acreditar no cristianismo, a punição é a eterna condenação após a morte.
No budismo, os céus e os infernos são estados temporários e não permanentes - eles também são estágios dentro da existência samsárica. O propósito do budismo vai além de qualquer tipo de céu e o objetivo é alcançar o Nirvana, que é uma completa fuga da existência samsárica. Ao contrário do céu cristão, o Nirvana do budismo transcende o tempo e o espaço.

9. No cristianismo, a convicção dos ensinamentos religiosos tem a ver principalmente com artigos de fé e não com práticas para melhorar a mente humana. A pessoa simplesmente obedece a Deus e então é responsabilidade de Deus colocar a pessoa de acordo com suas ações e fé. Não há ensinamentos na Bíblia sobre meditação ou qualquer outra prática para melhorar a mente. É apenas sobre ser obediente e então Deus colocará o seguidor em seu lugar. No budismo, a pessoa tem mais responsabilidade espiritual e iniciativa para praticar práticas como a meditação. Entrar no Nirvana vem com a auto-realização e não com um Deus colocando uma pessoa no Nirvana.

10. Como quase todas as religiões teístas, o cristianismo tem uma visão dualista do mundo - a dualidade entre o bem e o mal, Deus e Satanás etc. No budismo, o adepto ultrapassa a visão dualista do bem e do mal para a não-dualidade. No budismo, inicialmente, a pessoa faz boas ações abandonando o mal. Então, um deixa de lado o bem e o mal, porque o caminho para a iluminação está além do bem e do mal.

11. O cristianismo é uma religião baseada na revelação de Deus. Deus envia uma mensagem para a humanidade e espera-se que o homem obedeça a essas instruções. Em contraste com isso, os ensinamentos budistas não são baseados em revelações. O Buda, assim como outros seres iluminados, deram ensinamentos e práticas que ajudam os seres não iluminados a alcançar a iluminação e a escapar da existência samsárica.


Olhando para os pontos acima, podemos ver porque é impossível seguir ambas as religiões juntas. Isso sugere que aqueles que afirmam ser "cristãos-budistas" ou não têm conhecimento em uma das duas religiões ou não sabe nada de ambas as religiões. Tentar praticar as duas juntas significa que você estará olhando para uma religião do ponto de vista de outra religião. Isso também significa que é preciso comprometer os principais aspectos de uma religião para acomodar as opiniões de outra religião.
Há professores como Thich Naht Hanh que dizem que é possível praticar ambos (em seus livros Living Buddha Living Christ). Todo o respeito devido a professores como Thich Naht Hanh, mas estas declarações devem ser tomadas pelo valor nominal, mas não mais. Quando surgirem dúvidas na mente quanto à validade do conceito de "cristão-budista", é melhor investigar as diferenças e semelhanças para si mesmo, em vez de apenas aceitar o que um professor diz. Porque pode haver muitos professores diferentes, mas existe apenas um Dharma.
Por favor, não entenda mal o propósito deste texto. Vivemos em uma sociedade liberal onde as pessoas podem se identificar como quiserem, não importa o quão bobo pareça ser. Aqueles que preferem se identificar como cristãos budistas são livres para se identificarem como quiserem. A postagem apenas explica por que é ilógico praticar os dois sistemas ao mesmo tempo.
Finalmente, deixe-me terminar dando uma citação de Lama Jampa Thaye: “Coisas como eu sou um budista cristão são ditas por aqueles para quem as palavras não significam nada.”



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?