Os cinco obstáculos e como lidar com eles

 Por Ajahn Suchart 


Os cinco obstáculos são as condições em sua mente que criam obstrução à sua meditação. O primeiro obstáculo é a dúvida no Buda, no Dhamma ou na Saṅgha. Você duvida se eles podem ajudá-lo a encontrar paz e felicidade. Você duvida se existe um Buda real, se o ensinamento dele é eficaz.
Quando tiver dúvidas, você precisa conversar com alguém que tenha experimentado os resultados dos ensinamentos do Buda. Essa pessoa geralmente é uma pessoa iluminada. Uma pessoa iluminada é alguém que sabe. Ele é semelhante a uma pessoa que sabe se um vendedor de carros vende carros bons carros ou ruins.
Por exemplo, se você quiser comprar um carro de um negociante ruim, essa pessoa (que sabe qual é o revendedor de automóveis bom e ruim) pode convencê-lo a ir a um bom negociante de carro. Ele vai convencê-lo: "Procure este vendedor. Ele é bom. Ele não vai mentir para você.” Da mesma forma, você tem que falar com uma pessoa iluminada porque uma pessoa iluminada irá atestar os ensinamentos do Buda. Uma pessoa iluminada garantirá que os ensinamentos do Buda são reais e que são bons para você.
Se você não conseguir encontrar uma pessoa iluminada, então você tem que confiar nos ensinamentos do Buda que estão registrados no Tipiṭaka. Você pode usar as escrituras como algo para ajudá-lo a ganhar fé nos ensinamentos para se livrar de sua dúvida.
No entanto, a coisa mais importante para se livrar totalmente da sua dúvida é aplicar seus ensinamentos a si mesmo. Depois de aplicar os ensinamentos e ver o resultado da sua prática, você não terá mais dúvidas. Isso acontece com uma pessoa iluminada, o Sotāpanna. Uma vez que um Sotāpanna tenha aplicado as Quatro Nobres Verdades a si mesmo, ele pode ver claramente que seu sofrimento surge de seu desejo. Quando ele vê que as coisas que ele deseja são impermanentes, então ele para seu desejo por coisas. Quando ele para seu desejo, sua mente se torna calma, pacífica e feliz. Então, ele não terá dúvidas nas Quatro Nobres Verdades. Ele não terá dúvidas sobre o professor que ensinou as Quatro Nobres Verdades. E ele não tem dúvidas no Buda, no Dhamma e na Saṅgha porque ele próprio se torna uma Saṅgha. Ele se torna um nobre discípulo. Então, esta é a maneira de se livrar da dúvida.
Há duas etapas para se livrar da sua dúvida. Primeiro, estudando ou ouvindo uma pessoa iluminada. Isso eliminará parcialmente sua dúvida. Então, você terá que praticar e aplicar seus ensinamentos até ver o resultado em sua mente. Isso eliminará 100% da sua dúvida.
O segundo obstáculo é o desejo sensual. Quando você tem o desejo de assistir televisão, você não pode se concentrar em sua meditação. Portanto, você precisa se forçar a parar de seguir seu desejo sensual. Reduza suas atividades sociais ou suas atividades de entretenimento. A melhor maneira de refrear seu desejo sensual é morar em um lugar onde não há entretenimento ou não há filmes para assistir, como ficar em um monastério da floresta. Então, esse prazer sensual não surgirá porque não há nada para você ver ou fazer, exceto meditar.
O terceiro obstáculo é a raiva. Às vezes, quando medita, você está com raiva. É porque antes de meditar, você brigou com alguém ou teve um problema com alguém e, portanto, não consegue se concentrar em sua meditação. Então, você precisa se livrar dessa raiva primeiro. Uma maneira de se livrar da raiva é usar bondade ou compaixão - perdoar a pessoa que causou sua raiva. Em vez de odiar essa pessoa, você ama essa pessoa. Você muda sua mente do ódio para o amor perdoando essa pessoa, usando o raciocínio - o que quer que tenha acontecido, já aconteceu. Um copo já está quebrado. Você não pode consertar usando a raiva. A raiva só faz com que você tenha inquietação. Então, se você quer se livrar da raiva, tem que perdoar e esquecer.
O quarto obstáculo é a preguiça e o torpor. Significa ser preguiçoso e sentir sono o tempo todo. Uma das causas da sonolência é comer demais. A porção que você come normalmente é demais para um meditador. Se você quer ser um meditador, você tem que reduzir drasticamente o consumo de alimentos. No máximo, recomendamos que você faça apenas duas refeições e tenha de fazer as refeições antes do almoço. Depois do almoço, você não deve comer nada para que seu corpo fique leve e você possa meditar. Porque se você continuar com as refeições à noite, descobrirá que não tem tempo para meditar. Mesmo se você tiver tempo para meditar, ficará com sono, cansado e com preguiça. Então, você tem que reduzir seu consumo de comida.
O Buda recomendou monges para comer uma vez por dia. Mas para os leigos, já que eles podem não ser fortes o suficiente, o Buda recomendou que não comessem depois do meio-dia. Isso ajudará a se livrar de sua sonolência ou preguiça. No entanto, se você ainda estiver com sono, talvez seja necessário jejuar. Você para de comer por um dia ou dois. Se o jejum não é adequado para você, pode usar outro método que é ficar em um lugar assustador, como em um cemitério ou em uma floresta onde você tem que ficar sozinho. Então, você não ficará com sono.
O último obstáculo é inquietação e agitação. Você está inquieto e agitado porque não está se concentrando em algo para impedi-lo de pensar. Sua inquietação e agitação surgem de seus pensamentos. Você pensa sobre isso e aquilo. Então, para superar sua inquietação, você precisa usar a atenção plena. Você tem que estar constantemente atento, recitando um mantra ou concentrando-se no que seu corpo está fazendo. Faça isso o tempo todo, não apenas durante a meditação. Se você não fizer isso o tempo todo, quando estiver sentado, sua mente continuará inquieta. Você precisa se livrar da inquietação antes de se sentar em meditação.
Então, esses são os cinco obstáculos e como lidar com eles.


Youtube: “Dhamma in English, Nov 9, 2018.”














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?