Questionamentos acerca da prática para o estágio de Sotapanna

Por Ajahn Suchart Abhijato



 


Pergunta: Como uma pessoa que trabalha deve viver a vida diária, mas também praticar vipassana para, pelo menos, avançar para se tornar um Sotāpanna?

Than Ajahn: Você tem que sempre estudar a natureza do corpo e sempre lembrar a si mesmo que o corpo não é você. O corpo é o seu servo que você tem que abrir mão mais cedo ou mais tarde. O corpo vai envelhecer, adoecer e morrer. E não há nada que você possa fazer sobre isso. A única coisa que você pode fazer é deixar o corpo em paz. Deixe ser. Então você não ficará entristecido.
Mas se você tentar controlá-lo ou gerenciá-lo, vai se entristecer. Essas são coisas que você deve tentar fazer em todas as situações da sua vida - para lembrar a si mesmo que o corpo não é você. Então, quando chegar a hora do corpo se dissolver, veja se você pode aplicar o conhecimento que aprendeu. Quando você ver rugas em seu rosto, ou ver cabelos brancos, veja se consegue deixá-los em paz. Se você ficar doente, não fique bravo, pois ficar doente é parte da vida. Se você puder consertá-lo, conserte-o. Se você não pode consertar isso, então só lhe resta ter que viver com isso. Não fique bravo com isso. Não fique triste com isso.

Pergunta de um leigo da Malásia: Um leigo pode alcançar sotāpanna nesta vida? Se sim, como ele pode alcançá-lo, quais são os critérios para atingir Sotāpanna?

Than Ajahn: Qualquer um pode se tornar um Sotāpanna (o primeiro nível de iluminação). Tudo que você precisa é ter moralidade - manter pelo menos os 8 preceitos; Ser capaz de controlar sua mente em meditação - para tornar sua mente calma, pacífica e contente; E para ter a sabedoria de ver que tudo é impermanente, tudo não está sob o seu controle, e tudo o fará infeliz, mais cedo ou mais tarde. Se você puder fazer isso, então você pode se tornar iluminado.
O primeiro nível de iluminação tem a ver com o corpo. Um sotāpanna é capaz de ensinar sua mente a largar o corpo, ver que o corpo não é a mente. A mente só vem a possuir o corpo no momento da concepção. Em seguida, usa o corpo como servo. Diz ao corpo o que fazer.
A mente e o corpo são duas entidades separadas. O corpo eventualmente retornará ao seu antigo eu. O corpo é composto dos quatro elementos. Vem da terra, da água, do vento e do fogo. Um dia, o corpo retornará aos quatro elementos.
Você também precisa ter a sabedoria. Você sabe que o corpo é impermanente. Você sabe que o corpo não é você. Se houver apego ao seu corpo, você será ferido, você sofrerá. Se você não quer se machucar, então tem que deixar o corpo ser o que é. Deixe o corpo envelhecer. Deixe o corpo ficar doente. Deixe o corpo morrer. Se você ainda pode consertar o corpo, faça isso. Como quando seu corpo fica doente, você pode ir ao hospital para tratá-lo ou usar remédios para curá-lo. Mas quando se trata de um ponto em que não há mais nada que você possa fazer, então você apenas tem que permitir que seja.
Se você puder deixar o corpo ser, sua mente se tornará pacífica. Sua mente não será ferida. Então, isso é o que um sotāpanna alcançará. Ele estuda a natureza do corpo e ele tem que separar o corpo da mente.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?