Desenvolvendo dāna e bhāvanā
Ajahn Suchart |
Pergunta: Como posso evoluir de dāna para bhāvanā?
Tan Ajahn: A razão pela qual você deveria fazer dana é se livrar do seu dinheiro, do seu dinheiro excedente. Porque quando se tem dinheiro excedente, às vezes quer comprar coisas, quer fazer algo. Isso ocupará seu tempo de meditação, de desenvolver sua atenção plena.
Então, em vez de fazer uma viagem de férias, por que não gastar esse dinheiro em Dana e ficar em um templo? Você tem que se forçar a fazer essas coisas e se forçar a desenvolver a atenção plena. Não vem automaticamente, especialmente para aquelas pessoas que não tiveram atenção plena anteriormente.
Algumas outras pessoas têm sorte. Talvez em suas vidas passadas elas tenham desenvolvido uma certa quantidade de atenção, portanto, para elas meditar pode ser muito mais fácil do que para aquelas que ainda não desenvolveram nenhuma atenção. Se você não tem atenção plena, deve forçar-se a desenvolvê-la. E esta é a razão pela qual você deve fazer caridade.
Em vez de sair de férias por uma semana, vá ao templo e doe seu dinheiro ao templo pelas instalações que você usou. Isso permitirá que você fique sozinho para se concentrar no desenvolvimento da atenção plena o dia inteiro, desde o momento em que você acorda até a hora de dormir. E quando você está no templo e está perto de um professor, pode fazer qualquer pergunta que eventualmente surgir.
Portanto, esta é a verdadeira razão da caridade, de dana. É para você se livrar do seu dinheiro excedente, para que ele não desperdice seu tempo, para que você possa ter tempo para ficar sozinho e praticar a atenção plena.
Dana também irá ajudá-lo a manter os preceitos, porque quando você doa dinheiro para caridade, você se torna bondoso. Vai pensar no bem-estar de outras pessoas. Você não será egoísta e não desejará machucar outras pessoas. Quando não se quer magoar outras pessoas, verá que manter os cinco preceitos é muito fácil.
Se você pensa apenas em si mesmo, ou seja, se deseja ganhar muito dinheiro para gastar consigo mesmo, não se importará com outras pessoas. Você descobrirá que manter os preceitos é muito difícil e, mais ainda, será um obstáculo para ganhar dinheiro porque, quando você quer ganhar dinheiro rápido e fácil, às vezes precisa trapacear ou mentir.
Portanto, esse é o propósito de dana: ajudá-lo a desenvolver mettā, compaixão, bondade e ser menos egoísta, para que você pense no bem-estar de outras pessoas e não queira magoá-las. Você pode facilmente manter os cinco preceitos. Depois disso, sua mente ficará muito mais calma e pacífica. Se você não puder cumprir os preceitos, sua mente ficará constantemente agitada pelas coisas ruins que você fez. Se preocupará com a possibilidade de ser pego ou terá que pagar pelo seu kamma ruim.
Mas se você puder seguir os preceitos, não criará nenhum kamma ruim e achará muito mais fácil ficar calmo e pacífico à medida que sua atenção plena se desenvolver. Isso acontece porque quando a atenção plena é desenvolvida, irá querer ficar sozinho em lugares calmos. Se você fez algo ruim, sua consciência sempre o incomodará. Especialmente quando você está em um mosteiro da floresta, poderá ocorrer de se preocupar com o seu kamma ruim, o que fará com que você pague pelo que fez. Portanto, talvez você não consiga ficar sozinho no templo se tiver uma consciência ruim.
Você pode evitar essa preocupação, mantendo os cinco preceitos. E, a fim de manter os cinco preceitos, você deve ser gentil e atencioso com as outras pessoas; portanto, deve dar dana, ser caridoso. Assim terá tempo para meditar. Se você é egoísta, desejando encontrar a felicidade para si mesmo talvez saindo de férias em vez de ir ao templo, nunca terá tempo para desenvolver a atenção plena e nunca poderá desenvolver bhāvanā com sucesso.
Comentários
Postar um comentário