Uposatha Sutta

Anguttara Nikaya VIII.41
Uposatha Sutta
Uposatha
Assim ouvi. Em certa ocasião o Abençoado estava residindo no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika, próximo a Savatthi. Então, tendo o Abençoado reunido todos os bhikkhus, se dirigiu a eles da seguinte forma:  "Bhikkhus!" Os bhikkhus responderam: "Venerável Senhor!". O Abençoado em seguida proferiu o ensinamento acerca do uposatha. 
"Bhikkhus, o uposatha consiste de oito elementos que os nobres discípulos praticam, a prática que produz gloriosos e radiantes frutos. Então, bhikkhus, o que é o uposatha que, quando praticado, traz gloriosos e radiantes benefícios?"

1. Bhikkhus, os nobres discípulos nesta doutrina refletem desta forma:

 Todos os arahants, enquanto durar a vida, abriram mão de intencionalmente tirar a vida de seres vivos. A clava e a espada foram postas de lado. Eles têm vergonha (em fazer o mau) e possuem compaixão para com todos os seres.
Todos vocês abriram mão de matar intencionalmente, tendo abandonado todas as armas, possuem vergonha (de fazer o mau) e têm compaixão para com todos os seres. Por todo este dia e noite, desta maneira, vocês serão conhecidos por terem seguido os arahants, e o uposatha foi praticado por vocês. 
Este é o primeiro elemento do uposatha."

2. Bhikkhus, os nobres discípulos nesta doutrina refletem desta forma:

 Todos os arahants, enquanto durar a vida, abriram mão de tomar aquilo que não lhes foi dado. Eles tomam apenas o que lhes é dado, têm a intenção de pegar apenas aquilo que lhes é oferecido. Eles não são ladrãos. Seu comportamento é impecável. 

Todos vocês abriram mão de tomar o que lhes não foi dado, são aqueles que não tomam aquilo que não lhes foi dado, pegam apenas aquilo que lhes foi dado, não são ladrões. Seu comportamento é impecável. Por todo este dia e noite, desta maneira, vocês serão conhecidos por terem seguido os arahants, e o uposatha foi praticado por vocês. 
Este é o segundo elemento do uposatha.

3. Bhikkhus, os nobres discípulos nesta doutrina refletem desta forma:
Todos os arahants, enquanto durar a vida, abriram mão daquilo que é um obstáculo para o Caminho de Brahma (abrahma-cariya). A prática deles é igual a de um Brahma. Eles se abstém de relações sexuais, que são práticadas pelos leigos. 

Todos vocês abriram mão de daquilo que é um obstáculo para o Caminho de Brahma e se comportam como um Brahma. Seu comportamento está distante de relações sexuais.  Por todo este dia e noite, desta maneira, vocês serão conhecidos por terem seguido os arahants, e o uposatha foi praticado por vocês. 

Este é o terceiro elemento do uposatha."

4.  Bhikkhus, os nobres discípulos nesta doutrina refletem desta forma:


Todos os arahants, enquanto durar a vida, abriram mão de mentir. Eles apenas expoem o que é verdadeiro e têm compromisso com a verdade. A fala deles é firme e composta de razão. A fala deles não se afasta daquilo que é um pilar para o mundo.
Todos vocês abriram mão de mentir. Vocês só falam a verdade e são comprometidos com a verdade. Suas falas são firmes e composta de razão. Suas falas não se afastam daquilo que é um pilar para o mundo.
 Por todo este dia e noite, desta maneira, vocês serão conhecidos por terem seguido os arahants, e o uposatha foi praticado por vocês. 


Este é o quarto elemento do uposatha.


5. Bhikkhus, os nobres discípulos nesta doutrina refletem desta forma:


Todos os arahants, enquanto durar a vida, abriram mão de licores e intoxicantes que causam negligência. Eles se mantém longe de intoxicantes.

Todos vocês abriram mão de licores e intoxicantes. Vocês se abstém de bebidas que causam  negligência. Por todo este dia e noite, desta maneira, vocês serão conhecidos por terem seguido os arahants, e o uposatha foi praticado por vocês. 


Este é o quinto elemento do uposatha.

6. Bhikkhus, os nobres discípulos nesta doutrina refletem desta forma:

Todos os arahants, enquanto durar a vida, comem uma só vez e não buscam alimentos durante a noite. Eles se abstém de comer em horários inapropriados. 


Todos vocês que comem uma só vez e não buscam alimentos durante a noite. Vocês se abstém de comer em horários inapropriados. Por todo este dia e noite, desta maneira, vocês serão conhecidos por terem seguido os arahants, e o uposatha foi praticado por vocês. 


Este é o sexto elemento do uposatha.



7. Bhikkhus, os nobres discípulos nesta doutrina refletem desta forma:

Todos os arahants, enquanto durar a vida, abriram mão de cantar e dançar, de tocar instrumentos musicais e de assistir a entretenimentos, que são obstáculos para aquilo que é saudável. Eles também não se ornamentam com enfeites, flores ou perfumes.


Todos vocês abriram mão de  cantar e dançar, de tocar instrumentos musicais e de assistir a entretenimentos, que são obstáculos para aquilo que é saudável. Vocês não se  ornamentam com enfeites, flores ou perfumes.  Por todo este dia e noite, desta maneira, vocês serão conhecidos por terem seguido os arahants, e o uposatha foi praticado por vocês. 
Este é o sétimo elemento do uposatha.

8. Bhikkhus, os nobres discípulos nesta doutrina refletem desta forma: 

Todos os arahants, enquanto durar a vida, abriram mão de deitar em camas luxuosas. Eles se contentam com camas simples ou cobertas de grama. 

Todos vocês abriram mão de deitar em camas luxuosas ou camas cobertas de grama. Por todo este dia e noite, desta maneira, vocês serão conhecidos por terem seguido os arahants, e o uposatha foi praticado por vocês. 

Este é o oitavo elemento do uposatha.

Bhikkhus, o uposatha é composto por estes oito elementos que o nobre discípulo observa, e são de grandes e gloriosos frutos e benefícios."


Assim falou o abençoado acerca do uposatha. Os bhikkhus ficaram satisfeitos e contentes com as palavras do Abençoado. 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?