As cinco contemplações

"Há esses cinco fatos que devem ser refletidos por todos com freqüência, quer seja mulher ou homem, leigo ou ordenado. Quais cinco?

"'Eu estou sujeito ao envelhecimento, não superei o envelhecimento.’ Esse é o primeiro fato que deve ser refletido por todos com freqüência, quer seja mulher ou homem, leigo ou ordenado.

"'Eu estou sujeito à enfermidade, não superei a enfermidade'. Esse é o segundo fato ...

"'Eu estou sujeito à morte, não superei a morte'. Esse é o terceiro fato ...

"'Eu me tornarei diferente, separado de tudo o que é querido e amado'. Esse é o quarto fato ...

"'Eu sou o dono das minhas ações (kamma), herdeiro das minhas ações, nascido das minhas ações, relacionado através das minhas ações e tenho as minhas ações como árbitro. O que quer que eu faça, para o bem ou para o mal, disso me tornarei o herdeiro'. Esse é o quinto fato ...

Anguttara Nikaya V.57 - Upajjhatthana Sutta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?