A distância testa um cavalo; o tempo testa um homem

Por Ajahn Suchart Abhijato





".... O tempo é um elemento essencial para provar a integridade de uma pessoa. Antes de colocar a nossa fé em alguém, temos de ter a certeza de que a pessoa que queremos confiar é verdadeira e honesta, a fim de evitar decepções mais tarde, se essa pessoa se revelar enganosa e desonesta.
Como o antigo provérbio que diz que a distância testa um cavalo; O tempo testa um homem. As pessoas muitas vezes podem ser enganosas e não confiáveis. Por isso, tendemos a nos meter em problemas por acreditar em algo muito prontamente. Portanto, é essencial lembrar-nos de ouvir com uma mente aberta e não se apressar para julgamento até que um estudo cuidadoso seja feito.
O mesmo é verdade sobre a veracidade dos ensinamentos do Buda, que até agora permaneceram intactos por mais de 2.500 anos. Embora existam muitas pessoas no passado e no presente que tentaram refutar suas palavras. Mas o Dhamma é uma verdade universal; poderia resistir ao teste do tempo. Aqueles que seguiram e praticaram o Dhamma até alcançar a iluminação, tornando-se discípulos nobres nunca contestaram que o Ensinamento do Buda seja falso.
Portanto, a única coisa na Terra, em que podemos depositar total confiança, é a Jóia Tríplice, ou seja, o Buda; O Dhamma, seu Ensinamento; E a Sangha, seus Nobres Discípulos. Ninguém pode contestar que o Ensinamento do Dhamma ainda está fresco e vivo hoje. O que ele ensinou não é conto ou ficção, mas verdades que existem dentro de nós. Ele e seus discípulos ensinaram o Dhamma por compaixão e os desejos de ajudar a todos nós a sair do fogo do sofrimento.
Não esperava recompensas em troca. Ele tinha vivido como nós antes, tinha experimentado tanto as alegrias e sofrimentos que todos nós temos que passar. Então ele sabia exatamente como era. Depois de sua iluminação, ele passou o resto de sua vida, 45 anos ao todo, ensinando e propagando o Dhamma, a fim de lançar luzes em nossa mente iludida.
Quando tomarmos a prática do Dhamma, veremos que seu profundo ensinamento penetra diretamente em nossos corações e mentes, como um raio de luz penetrando a nuvem escura da ilusão que cobre nossas mentes e abrindo o olho da sabedoria escondido dentro de todos nós, Permitindo-nos ver as coisas claramente como elas são.
Como pessoas normais, só podemos ver objetos físicos ao nosso redor, enquanto que o Buda podia ver coisas além do alcance de nossa percepção normal. Ele podia ver o céu e o inferno, todos os reinos diferentes de existências, renascimentos e Nibbana.
Portanto, é prudente que nós tenhamos fé no Buda e o que ele nos disse, como o céu e o inferno, certo e errado, bom e mau, que podem afetar imensamente nossa vida e bem-estar ... "

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?