Ajahn Mudito no Brasil

No próximo domingo, a Sociedade Budista do Brasil (RJ), terá o primeiro puja com Ajahn Mudito. Com mais de dez anos sendo monge, Ajahn Mudito é hoje o bhikkhu brasileiro com mais tempo de ordenação na tradição da floresta tailandesa, tal como ensinada por Ajahn Chah.
Seguindo orientação de seu professor, Luang Por Piak (que fora aluno de Ajahn Chah), Ajahn Mudito vem ao templo Rio Buddha Vihara. 
Em presença de um monge, o templo passa a mosteiro, e como tal, é necessário atenção com a etiqueta monástica. Os(as) leigos(as) devem privilegiar roupas discretas, evitando shorts, bermudas ou regatas.
Maiores informações: www.sociedadebudistadobrasil.org


Ajahn Mudito vem ao Brasil para uma longa temporada


Etiqueta em um monastério


Este guia pretende esclarecer a etiqueta básica a ser observada em um monastério budista, No Brasil os costumes budistas ainda são pouco conhecidos e espero que este pequeno guia possa esclarecer a ajudar.


Código Monástico

O Vinaya, o código da disciplina monástica, estabelece uma relação com leigos sem cujo apoio diário a Sangha não poderia existir. Os monges são proibidos de possuir dinheiro e de armazenar alimentos. Eles são completamente dependentes dos leigos para muitas coisas simples, como a preparação e oferta de alimentos, poda folhagem e escavação da terra.

Respeito

Nos monastérios, a ênfase é colocada no estabelecimento da harmonia pela atenção plena e consideração pelos outros. Hóspedes são convidados a cumprir estas belas observâncias.  
Antes de entrar em uma sala que contém o altar ou uma sala de estar, é necessário remover os calçados. Embora os visitantes não sejam obrigados, há o costume de se curvar ao altar ou ao mestre. A tripla saudação, para o Buda, Dhamma e Sangha, geralmente é feita ao entrar ou sair da sala de meditação. No final de um período de meditação formal, o respeito é geralmente direcionado ao monge sênior com três prostrações. Quando na sala de meditação, o silêncio deve ser mantido ao máximo. Quando sentado, deve-se evitar deitar e descansar e sentar-se de costas contra a parede, especialmente durante a exposição de um ensinamento. Cuidado deve ser tomado para não apontar os pés ao altar ou a outras pessoas em geral, pois isso pode ser considerado descortês.
Ao oferecer algo a um monge, monja ou falar com eles, não se deve ficar parado acima deles, mas aproximar-se deles ao mesmo nível em que estiverem sentados.

Oferta

Os monges e monjas podem coletar e consumir sua refeição diária no período entre o alvorecer e o meio-dia. Qualquer coisa que pretendam comer ou beber, exceto água, deve ser formalmente oferecido nas mãos ou colocado em ou em algo em contato direto com as mãos.

Relacionamentos

Em nossa tradição, monges e freiras levam vidas de total celibato. Isso inclui abster-se de discurso sugestivo ou contato físico com intenção lasciva, ambos os quais são ofensas graves contra a disciplina Vinaya. Para evitar isso e para evitar que fofocas ou mal-entendidos surjam, um monge tem de ser acompanhado por outro homem sempre que ele estiver envolvido em uma longa conversa com uma mulher. Uma regra semelhante se aplica às monjas.
Solicita-se aos convidados que sejam sensíveis ao modo de conduta apropriado para homens e mulheres dentro de um ambiente monástico. Em termos de alojamento, os homens e as mulheres ficam em áreas separadas e nenhum homem deve entrar nos alojamentos das mulheres / banheiros públicos, ou vice-versa, sem a permissão de um dos monges seniores. Convidados também são solicitados a se vestir de forma conservadora: tradicionalmente isso inclui cobrir os ombros e os joelhos.

Termos de tratamento

O abade e qualquer monge que tenha sido ordenado por pelo menos dez anos pode ser chamado de "Ajahn" (uma palavra tailandesa derivada da Pali palavra ācariya, que significa "professor"). Outros monges podem ser tratados como "Venerável" ou o equivalente tailandês, "Tan". Qualquer monge, sênior ou júnior pode ser chamado de "Bhante", um termo mais geral de respeito. Estas designações podem ou não ser seguidas pelo nome ordenado do indivíduo.

Anjali e prostrações

"Anjali" é um gesto de respeito. As mãos são mantidas juntas em forma de oração levantada para a testa ligeiramente rebaixada. Para se curvar corretamente, ajoelhe-se com as nádegas nos calcanhares e com as mãos em anjali. Traga as palmas para o chão cerca de quatro centímetros de distância, em seguida, traga a testa para baixo para tocar entre as palmas das mãos, com os cotovelos perto dos joelhos. Curve-se três vezes.
 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?