Suttas importantes para leitura

Por Ajahn Suchart Abhijato

Pergunta: Poderia Tan Ajahn indicar quais Suttas são importantes para estudar, os que podem ajudar na nossa prática?

Tan Ajahn:
Existem vários Suttas principais ou importantes. O primeiro é o Dhammacakkappavattana Sutta ou o Primeiro Sermão. Esta é a primeira palestra que o Buda deu aos cinco ascetas, seus cinco ex-discípulos, nos quais ele ensinou sobre as Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo. Este é o núcleo dos ensinamentos do Buda. Você tem que saber o que são as Quatro Nobres Verdades: dukkhaṁ, samudaya, nirodha, magga.
Dukkha significa estresse ou sofrimento, sofrimento mental. Samudaya, a causa desse sofrimento mental, consiste nos três desejos: desejo de prazer sensual, desejo de ser e desejo de não ser. Estas são as causas de seu estresse mental e sofrimento mental, não o sofrimento físico. O problema não é o sofrimento físico, mas o sofrimento mental. O sofrimento físico é mínimo se comparado ao sofrimento mental. Então, temos que desenvolver a ferramenta para eliminar dukkhaṁ, esse sofrimento mental causado pelos três desejos. O Buda disse que essa ferramenta é chamada magga, o Nobre Caminho Óctuplo, que se resume às três práticas que eu mencionei para você esta noite: dāna, sīla e bhāvanā. Se você puder desenvolver dāna, sīla e bhāvanā, então você terá a ferramenta para se livrar de seus desejos. Quando você não tem desejos, não haverá sofrimento, nem estresse. Este é o primeiro sermão.
O segundo Sutta ensinará como desenvolver magga (o caminho), especialmente os quatro principais fatores do Nobre Caminho Óctuplo: sammāsati, sammāsamādhi, sammādiṭṭhi, sammāsaṅkappa. Está contido no samatha-bhāvanā e no vipassanā-bhāvanā. Então é isso que você tem que fazer, aprender a desenvolver a atenção plena.
O Satipaṭṭhāna Sutta irá instruí-lo a desenvolver a atenção plena. Ele irá ensiná-lo a sentar-se na meditação, a fim de trazer a mente para a calma e paz. E depois de ter desenvolvido calma e paz de espírito, quando você se afastar desse estado e sua mente começa a pensar, você então direciona sua mente para pensar no caminho do insight. O caminho para o insight é olhar para tudo como tendo as três características. Essas características são o fundamento da sabedoria que enfatizamos sempre: aniccaṁ (incapaz de prover satisfação permanente), dukkhaṁ (estressante) e anattā (além do nosso controle). As coisas vêm e vão como as nuvens. Eles são a natureza. Nós não podemos controlar a natureza. Temos que nos conformar e viver com ela. Então este é o segundo  e mais importante Sutta para os meditadores.
Mas se você é um leigo, e você ainda tem que se envolver com pessoas, atividades, interações sociais e assim por diante, então você deve aprender o Maṅgala Sutta, as ações auspiciosas. Há trinta e oito delas, começando por aconselhar quem você deve ter como companhia.
O Buda disse que você deve manter companhia com os sábios e evitar manter companhia com os tolos. Este Sutta irá fornecer instruções sobre como interagir com as pessoas e coisas que o cercam, todo o caminho até a prática da meditação e a realização de Nibbāna.
Então eu acho que você deveria estudar e ler esses três Suttas básicos/importantes. Pode então procurar pelos comentários, que fornecerão explicações adicionais, pois estes Suttas apenas conterão as ideias principais. Eles podem não entrar em detalhes; ao ler os comentários, você poderá aprender o tema do sutta de forma mais abrangente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?