O Asalha Puja, breve explicação



Nota: Neste ano de 2017, o Asalha Puja será celebrado no dia 30 de Julho. 





Pergunta: Poderia Luang Phor pode nos explicar sobre o significado do Asalha  Puja e como isso pode nos inspirar a praticar?

Than Ajahn: Asalha Puja comemora o dia em que o Buda deu seu primeiro sermão. Foi o dia em que o Dhamma tornou-se conhecido pelo mundo. Isso é semelhante ao nascer do sol. Antes disso, não havia luz solar, e todos estávamos vivendo na escuridão e não podíamos ver nada de forma clara. Mas quando houve um sol, pudemos ver tudo.
É da mesma forma com os ensinamentos do Dhamma. Quando o Senhor Buda deu seus ensinamentos, ele deu a luz ao mundo. Ele ensinou as Quatro Nobres Verdades. Antes do sermão, não sabiamos que nosso sofrimento era causado por nosso desejo e não sabiamos como nos livrarmos de nosso sofrimento. Ele nos disse o caminho para a libertação do nosso sofrimento, praticando dana, sīla e bhāvanā.
Uma vez que desenvolvemos dāna, sīla e bhāvanā, teremos a força para nos livrar de nossos desejos. Quando não há cobiça, não há sofrimento na mente. Então, este é basicamente o significado do dia de Asalha Puja, para comemorar o dia em que o Buda deu seu primeiro sermão.
Quando ele deu este sermão, um dos cinco ascetas que estava ouvindo tornou-se iluminado. Ele se tornou um Sotāpanna. Ele podia entender que seu sofrimento era devido ao seu apego aos seres vivos. Ele não queria que as coisas morressem e ele ficava triste quando as coisas desapareciam. Se ele quisesse ficar livre de tristeza, ele deveria aceitar que tudo vai morrer e ninguém pode impedir a morte. Quando ele aceitou a verdade sobre a morte, a verdade da dissolução e da impermanência, ele se livrou de seu desejo de que as coisas fossem permanentes. Quando não há desejo de que as coisas sejam permanentes, não há sofrimento.
Khao Phansa é o dia que o Senhor Buda instruiu os monges para permanecerem em um mesmo lugar por três meses, pois é uma época de plantio. Nos velhos tempos, os monges viajavam a pé, por isso costumavam atravessar os campos de plantio e danificar colheitas. Então, os agricultores se queixaram ao Senhor Buda e perguntaram por que os monges não ficavam em um mesmo lugar durante a estação das chuvas, por que eles continuavam viajando de um lado para o outro nos campos, destruindo as culturas no processo? Então, o Senhor Buda disse que, a partir daí, durante a estação chuvosa e de plantio, os monges teriam que ficar em um mesmo lugar por três meses. Esta é a razão pela qual os monges têm que permanecer no mesmo local por três meses, de modo que os eles não prejudiquem os agricultores. Isso também permite que as monges tenham a oportunidade de viver com um professor para estudar e praticar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?