Palavras de incentivo
Ajahn Suchart com o seu mestre, Ajahn Maha Bua |
"Muitos professores respeitáveis costumam recomendar que você pense no Buda e em outros mestres quando se sentir desanimado. Eles são como você - eram pessoas comuns antes".
De acordo com vários livros do Dhamma, muitos professores respeitáveis costumam dizer-lhe para que pense no Buda e em outros mestres quando você se sentir desencorajado. Eles são como você - eram pessoas comuns antes. Eles também tiveram que lutar contra suas próprias mentes. Você deve olhar a prática deles para ver como eles conseguiram vencer. Todos os professores respeitáveis ensinam a continuar e não a ceder ou desistir. Você pode pegar leve às vezes; não precisa se mortificar todos os dias. Pode fazer uma pausa de vez em quando. Mas você não deve se deixar levar e acabar abandonando a prática.
Luangta Mahā Boowa me disse uma vez que ele conseguia entrar em um estado de calma através da meditação no começo de sua vida monástica, antes mesmo de ter um professor. Naquela época, ele estava sozinho e fazia cabanas (klot) há cerca de três meses. Enquanto trabalhava, ele não conseguia meditar e então sua mente estava indisciplinada no momento em que ele terminou o serviço. Não importava o quanto tentasse, ele não conseguia acalmar sua mente ao nível que estava antes. Ele tinha esquecido como fazer para acalmar sua mente.
Sempre que meditava, ele pensava em seu antigo estado de calma. Ele acabou se sentindo desencorajado e chateado por não conseguir alcançá-lo. No entanto, descobriu que deveria fazer o que costumava praticar. Então começou a recitar apenas 'Buddho' novamente por três ou quatro dias. Ele não pensou em nada mais. Ele só pensava em "Buddho" nas quatro posturas de meditação: de pé, andando, sentando e deitado. Como ele estava sozinho e não interagia com ninguém, quando a mente constantemente se concentrou em 'Buddho', ela se acalmou muito rapidamente."
Comentários
Postar um comentário