O estágio de Sotapanna - Mitos

Esta é a última parte do artigo sobre o estágio de Sotapanna.

Há muitos mitos e informações erradas sobre o que  seja um Sotapanna e sobre o que é preciso para se tornar um. Aqui são explicados alguns desses mitos.
Há a concepção de que um Sotapanna tem poderes sobrenaturais, como voar, por exemplo, e que um Arahant pode desaparecer e reaparecer onde desejar. Esses são relatos míticos dados aos Sotapannas e Arahants.
É improvável que um Sotapanna ou um Arahant possam ser identificados caso alguém jamais tenha convivido com tais pessoas.
É verdade que a obtenção do estágio de Sotapanna não é algo trivial, e não se deve esperar que seja.
A obtenção de poderes sobrenaturais como voar ou desaparecer é possível pelo desenvolvimento dos anariya jhanas. Muitos destes poderes são perdidos na morte (embora a habilidade de reavê-los seja muito mais fácil quando se renasce novamente como humano).
Alcançar os vários estágios de Nibanna ocorre ao purificar a mente e nada tem a ver com o desenvolvimento de poderes sobrenaturais. Embora seja mais fácil para um ariya desenvolver tais poderes, alguém que atingiu a pureza da mente não irá mais se iludir com poderes sobrenaturais. 
Na época do Buda muitos dos Arahants que possuiam poderes sobrenaturais tinham desenvolvido esta capacidade antes de conhecer o Buda. Por exemplo, Sariputta e Moggalana eram brâmanes védicos que desenvolverem todos os anariya jhanas e já tinham poderes antes de se tornarem monges. 
Os vários estágios de Nibanna são atingidos ao sistematicamente serem removidos os doze tipos de akusala citta (pensamentos imorais), ou, em outras palavras, removendo os dez grilhões (samyojana).

* Dez grilhões - crença em um Eu; dúvida cética; apego a rituais; desejo sensual; má vontade; desejo pela existência no reino da matéria sutil; desejo pela existência no mundo imaterial; orgulho; inquietação; ignorância.

O estágio de Sotapanna é alcançado ao se remover as quatro lobha citta que são baseadas em micca ditthi (visão incorreta) e na moha citta de vicikicca. É importante salientar que as sete cittas akusala restantes, incluindo as duas dosa-mula, ainda estão na mente do Sotapanna. 
As quatro lobha cittas que um Sotapanna removeu são aquelas responsáveis pelo vyapada, que é a forte aversão ou raiva que faz com que alguém renasça nos reinos inferiores. As duas dosa-mula citta, que faz surgir formas mais suaves de raiva, são removidas somente no estágio de anagami. 
Além disso, kama raga (desejo por prazeres sensuais) está incluso  nas outras quatro lobha-mula citta que são "ditthi vippayuta" ou "não associadas com visões incorretas". Assim, desejo por prazeres sensuais é também removido no estágio de Anagami. 
Entretanto, tornar-se um Sotapanna - embora não seja comum - não é tão difícil quanto muitos pensam quando um indivíduo possui tihetuka uppati (alguém nascido com três boas raízes; ausência de ódio, delusão e cobiça). Mas não é possível determinar quem tem tihetuka ou dvihetuka patisandhi (apenas duas raízes. A pessoa não possui ódio e cobiça). A maioria dos Sotapannas pertencem a estas duas categorias. Alguém com dvihetuka patisandhi não pode obter o magga phala ou o ariya jhana nesta vida (a não ser que pratique para atingir este nível).
Por outro lado, muitas pessoas estão focadas em tentar eliminar a ideia de um "eu". Isso não é algo que pode ser forçado. É algo que acontece no estágio de Arahant. Não é possível eliminar esta ideia antes.
Outro mito: Ninguém pode discernir qual realização uma pessoa obteve.
Somente um Buda ou a própria pessoa possuem esta capacidade.
Um exemplo: 
Certa vez, Sariputta estava ensinando um monge. O buda apareceu e falou a Sariputta que aquele monge já era um Arahant, portanto, não havia necessidade de ensiná-lo. Parece ser provável que o monge em questão não falou nada por respeito a Sariputta. 
Lembrando que Sariputta era o segundo em relação ao Buda. Ele e Moggallana eram os dois discípulos chefes: Sariputta era o segundo em conhecimento e Moggalana o segundo em poderes sobrenaturais em comparação ao Buda. 
Sendo assim, se Sariputta não foi capaz de saber se um monge era um Arahant, não é possível para ninguém hoje determinar o estágio de Nibanna de nenhuma pessoa. 
Uma pessoa pode ser de qualquer raça ou religião e ainda assim ser um Jati Sotapanna (já nasceu Sotapanna e pode nem mesmo saber disso). Se alguém atingiu Sotapanna em vidas passadas, ele poderia, a princípio, renascer em qualquer lugar no mundo humano ou nos paraísos. 
As pessoas que atingiram os vários estágio de Nibanna na época do Buda tinham diferentes crenças religiosas. Elas ouviam o Buda e no fim do discurso, haviam atingido os vários estágios de Nibanna. Algumas pessoas chegavam para debater com o Buda e saiam de lá como Sotapannas. Não é preciso ser formalmente um budista para conhecer a real natureza do universo.
É por isso que é preciso ser muito cauteloso quando lidar com humanos e não ofender alguém intencionalmente. Esta pessoa pode ser um ariya e você não sabe (e talvez nem ela). 
Algumas pessoas se preocupam por matar sem querer insetos enquanto limpam a casa, mas não pensam duas vezes ao mentir ou machucar alguém. Isso é um retrocesso. 
A gravidade do kamma depende do "nível do ser" que sofre a ação. É extremamente difícil renascer como humano, então a vida humana é muito mais valiosa do que a de um animal (o que não quer dizer que animais devem ser desrespeitados). Um Sotapanna está em um nível ainda mais elevado que uma pessoa comum, e os estágios subsequentes são ainda mais elevados. 
Em nenhum dos trinta e um mundos existe alguém em um nível superior ao Arahant.
É por isso que matar um arahant é um anantariya papa kamma, ou seja, trará um vipaka (maturação cármica) extremamente ruim na próxima vida. E não é possível dizer se uma pessoa é um Arahant somente olhando para ela ou tendo algum convívio por curto tempo. 

Como pode-se saber se uma pessoa atingiu, digamos, o estágio de Sotapanna? 

Um Sotapanna atingiu o primeiro ariya jhana ao mesmo tempo que alcança o estágio (phala). Mas caso ele(a) ainda não desenvolveu jhana, aquele jhana pode não se tornar algo permanente. Mas, se já tiver ocorrido o desenvolvimento de qualquer jhana anteriormente, então o jhana comum pode ser facilmente convertido em um ariya jhana. Diferente de um anariya jhana, um ariya jhana não pode ser interrompido mesmo se a pessoa tenta gerar pensamentos de raiva ou de sensualidade.
Também pode-se dizer que quem alcançou o quarto ariya jhana, possívelmente seja um Anagami.
Outro método mais simples é observar se uma pessoa é capaz de fazer coisas que a levariam aos apayas. Se uma pessoa tiver hábitos de um animal, então é possível que esta pessoa renasça como um animal de características comportamentais semelhantes. Se uma pessoa tem muito ódio e é capaz de conspirar para prejudicar outras pessoas, então esta pessoa pode estar destinada ao inferno (niraya). Se uma pessoa não possui ganância, ódio e ignorância extremas, então ela pode estar livre dos apayas, pode ser que seja um Sotapanna. 
No entanto, a menos que alguém seja submetido a pressões extremas, pode não ser possível discernir se alguém removeu tal "apayagami gathi". É mais fácil viver uma vida de moral quando se tem recursos suficientes e quando nada inesperado acontece. Mas há casos em que pessoas perfeitamente "morais" cometem assassinatos em um momento de raiva.
O estágio de Sotapanna é atingido somente pela obtenção de samma ditthi e remoção das cinco (de doze) akusala cittas: quatro lobha cittas associadas com micca ditthi e a vicikicca citta que surge a partir da ignorância da real natureza do mundo. Todas estas cinco cittas são removidas pelo entendimento até certo ponto de anicca, dukkha e anatta.
Assim, se alguém possui qualquer visão incorreta bem estabelecida na mente, então é improvável que seja um Sotapanna. O estágio de Sotapanna não é possível até que se enxergue a inútil natureza da vida nos trinta e um mundos; e isso não é possível quando alguém descarta a possibilidade de renascer em outros reinos e que tudo se acaba com a morte.
Muitos acreditam que é preciso meditar muito para ser um Sotapanna. Meditar é benéfico, mas a princípio, é possível ser um Sotapanna sem ter feito qualquer tipo de meditação formal. São casos raros atualmente, mas ocorriam com certa frequência na época do Buda.
No entanto, como já foi dito, somente um Buda pode afirmar em qual estágio a pessoa se encontra, no máximo, podemos suspeitar e especular. Fora o Buda, somente a própria pessoa, usando a sabedoria, pode saber o que ela realmente é. 
Há basicamente dois passos para eliminar lobha, dosa e moha e alcançar Nibanna: Dassanena pahathabba - remoção por visão ou habilidade de "ver"). Isto é o que é necessário para atingir Sotapanna. A capacidade de experimentar diretamente o Dhamma. 
Entretanto, para isso, é preciso entender o que o Buda quis dizer por "sofrimento", que existe em duas formas, físico e mental.
Os vários estágios de Nibanna são alcançados quando cobiça, raiva e delusão vão sendo removidas aos poucos.
Então, um Sotapanna pode remover pela meditação, as sete akusala citta restantes ao longo dos três últimos estágio e assim alcançar a iluminação. 
É claro que é bom meditar antes de ser um Sotapanna; será benéfico para acalmar a mente e contemplar anicca, dukkha e anatta. Mas a meditação necessária para Sotapanna não pode ficar restrita a meditação formal porque a conduta moral (sila) molda o ambiente necessário para que a mente possa enxergar claramente e remover ações inábeis. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?