Refúgios


Pergunta: O que significa refugiar-se no Buda, no Dharma e na Sangha? Eu também li que uma pessoa deveria ser o seu próprio refúgio. Qual é a diferença?

Ajahn Suchart: Tomar refúgio em Buda, Dhamma, Sangha significa que você toma a Joia Tríplice como seu professor. Antes que você possa ensinar a si mesmo, você precisa de alguém para guiá-lo, porque no começo você não sabe o que deve fazer. Então precisa de um professor para lhe dizer o que fazer. Você precisa do Buda, Dhamma, Sangha como seu refúgio, como seu professor.
Uma vez que você aprendeu com o Buda, com o Dhamma e com a Sangha e uma vez que você sabe o que deve fazer, então você terá que ser seu próprio refúgio. Tem que aplicar o que você aprendeu a si mesmo, porque o Buda não pode fazer isso por você, a Sangha não pode fazer isso por você, você tem que fazê-lo sozinho. Então, isso é o que significa tomar-se como seu próprio refúgio: você tem que fazer a prática por você mesmo.
Você precisa de ambos: refugiar-se no Buda, no Dhamma e na Sangha como seu professor; e estar em seu próprio refúgio como um praticante.

Pergunta: Se compartilharmos o mérito de nossa meditação com nossos pais que faleceram, isso pode ajudá-los?

Ajahn Suchart: Não. Os méritos que surgem da praticar a meditação são apenas para o indivíduo que a pratica, e isso não pode ser compartilhado. Você não pode compartilhar seu samādhi com outras pessoas. Se o Buda pudesse compartilhar seu Nibbana com todos nós, então não teriamos que praticar, apenas sentar-se aqui e esperar: envie-nos seu Nibbana.

Ajahn Suchart - Dhamma for the asking

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?