Luang pu Waen Suciṇṇo - Uma pequena biografia
Luang Pu Waen Suciṇṇo é um dos monges mais respeitados da Tailândia. Ex-aluno de Ajahn Mun e com fama de ser um Arahant, Luang Pu Waen tornou-se quase uma figura "pop" naquele país.
Hoje, dia 2/7, completa trinta e três anos de sua morte e resolvi fazer uma pequena biografia deste monge praticamente desconhecido no Brasil.
Luang Pu Waen Suciṇṇo nasceu em 16 de Fevereiro de 1887 e ordenou-se noviço aos nove anos de idade a pedido de sua mãe e avó.
Recebeu a ordenação completa aos vinte anos no monastério Wat Saang Taw.
Com o passar do tempo, todos os seus professores abandonaram a vida monástica e isso fez Luang Pu sentir a necessidade de procurar um novo mestre.
Por volta do ano de 1918 ele encontrou Ajahn Mun.
Em 1921, conheceu Tan Chao Khun Upālī Guṇūpamājaan, um monge da mais alta estirpe e sempre muito elogiado pelo próprio Ajahn Mun. Foi quando Luang Pu reordenou-se, fazendo parte agora do Dhammayutikka Nikaya, tendo Tan Chao Khun Upālī como seu preceptor.
Em 1995, Luang Pu conheceu Phra Ajaan Noo Sucitto, que o convidou a permanecer no Wat Doi Mae Pang, onde ele permaneceria até a sua morte, em 1985, devido a problemas de saúde.
Qualidades excepcionais
"qualquer um que esteja envolvido com leigos está envolvido somente em ganhos." - Esta era uma importante afirmação de Luang Pu Waen. Ele não tinha interesse em leigos. Ele nem mesmo tinha interesse em noviços ou "irmãs" (mae chee) .
De acordo com ele, estes envolvimentos são somente para ganho, elogios e fama.
Da mesma forma que Ajahn Mun, que foi seu mestre, ele passou sua vida como um monde dhutanga até sofrer de um problema na perna. Ele vivia sozinho, praticando sozinho nas florestas e sempre preferia o isolamento.
O Dhamma bêbado
O uso verbal da palavra tailandesa 'Dhammo' como 'Dham-Mo' foi uma famosa metáfora em seus sermões. 'Maw' ou 'Mo' é uma palavra tailandesa que dá o significado de 'bêbado' ou 'intoxicado'. Luang Por Waen referiu-se ao 'Futuro' e ao 'Passado' como 'Dham-Mo', que significa 'Dhamma Bêbado' e referiu-se ao 'Momento Atual' como 'Dhammo' que significa Dhamma correto. "Não pense no futuro e no passado. É "Dhamma bêbado" - era seu conselho usual.
Popularidade
Até o dia em que foi visto meditando no céu por um piloto da Real Força Aérea Tailandesa, Luang Pu Waen era uma joia desconhecida na Tailândia. Embora ele não gostasse de fama, este incidente fez dele o monge mais popular da Tailândia naquela década. Ele atraiu o Patrono Real e o Rei Bhumipol se tornou um devoto mais próximo de Luan Por Waen. No último período de sua vida, o abade do Wat Doi Mae Pang teve que limitar e controlar o número de pessoas que iam visitar Luang Por Waen.
Luang Pu Waen no hospital, pouco antes de sua morte |
Um dia, um médico teve uma chance rara de perguntar sobre o incidente do piloto da força aérea. 'Você acha que eu sou um pássaro' - foi a resposta de Luang Pu.
Biografia em inglês: The life and teaching of Luang Pu Succinno
Comentários
Postar um comentário