O Asalha Puja
O dia 31 de Julho é uma data especial no Budismo, em especial no Theravada.
Trata-se do Asalha Puja, que celebra o primeiro discurso estruturado que o Buda proferiu após a sua iluminação e é comemorado na lua cheia de Julho (a lua cheia do oitavo mês lunar do calendário indiano). A este discurso dá-se o nome de 'Dhammacakkappavattana sutta' e foi com ele que 'a roda do Dhamma foi posta em movimento'.
Contém a essência do ensinamento subsequente do Buda, abordando as 'Quatro Nobres Verdades'.
Foi no final deste discurso, após Kondanno (um dos colegas de ascetismo de Shakyamuni) o ter compreendido totalmente, que se deu início à ordem monástica budista.
Este dia também é conhecido como Dia do Dhamma e é uma oportunidade de aprofundar os ensinamentos do Buda.
Marca também o início do vassa (retiro das chuvas).
O vassa começa no dia a seguir à lua cheia do oitavo mês lunar do calendário budista, o que normalmente coincide com o mês de Julho.
Termina no décimo quinto dia do quarto crescente do décimo primeiro mês lunar, normalmente em Outubro. Enquanto que para os monges a época do vassa implica regras e restrições especificas que visam intensificar a sua prática espiritual, para os leigos esta é uma oportunidade não só para darem novo alento à sua prática mas também na qual muitos decidem deixar algum hábito que considerem nocivo, como fumar, comer carne ou beber bebidas alcoólicas. Muitas vezes estas decisões são um ponto de virada na vida do ser. É também tradição haver ordenações temporárias durante o vassa, na qual os indivíduos podem experienciar a vida monástica, seguindo o código da disciplina e interiorizando os princípios do Dhamma.
Como no Brasil a tradição Theravada é quase inexistente, você pode celebrar esta data em casa, montando um altar, fazendo recitações e tomando pelo menos os cinco preceitos básicos da moralidade Budista.
Fiz isso em casa, sob o luar, montei meu altar no jardim, fiz algumas recitações e finalizei com uma meditação. Foi gratificante!
Fiz isso em casa, sob o luar, montei meu altar no jardim, fiz algumas recitações e finalizei com uma meditação. Foi gratificante!
Algumas fotos do Asalha Puja.
A roda do Dhamma |
Comentários
Postar um comentário