Dhammapada capítulo 11 - Jaravagga (velhice)
Reflexões sobre a impermanência e instabilidade de tudo. Mesmo nossos tão idolatrados corpos não estão livres do envelhecimento. Este amontoado de carne e ossos que tanto amamos um dia virará pó...
Clique na imagem para ampliar.
"A morte lhe dará um fim." Este verso enfatiza a impermanência da vida. A impermanência (anicca) é a primeira das três características de todos fenômenos condicionados. Em geral as outras duas características, sofrimento (dukkha) e não-eu (anatta), são derivadas da impermanência. O significado da impermanência é que as coisas nunca persistem do mesmo modo, mas estão sempre num estado de constante mudança.
“Dessa forma, bhikkhus, eu os encorajo: todas as coisas condicionadas estão sujeitas à dissolução. Esforcem-se pelo objetivo com diligência”. Essa foi a última exortação do Buda para os seus discípulos enfatizando a impermanência e o empenho pelo objetivo. Sem o insight profundo da impermanência e ausência de substância em todos os fenômenos da existência não é possível alcançar a libertação.
Comentários
Postar um comentário