Pequena apresentação

Olá a todos. Esta é a primeira postagem do meu primeiro blog. Confesso que estou ainda um tanto quanto perdido na utilização das ferramentas oferecidas pelo site, mas espero que com o tempo eu apanhe menos e consiga usar cada vez melhor os recursos e deixar o blog mais bonito e funcional.
Nesta rápida apresentação gostaria de falar um pouco da minha história para que todos possam ter uma ideia de quem eu sou. 
Atualmente trabalho como piloto de aviões em uma empresa de táxi aéreo e estou finalizando o curso de bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Roraima. 
Cresci em uma família católica não muito praticante e felizmente meus pais nunca tentaram me impor nenhuma religião. Sorte a minha, pois mesmo quando criança, já era questionador e não gostava da maneira como os religiosos impunham suas crenças (sempre no estilo goela abaixo). Acreditava em Deus mais por estar inserido em uma sociedade cristã do que por convicção, o que foi mudando na adolescência, quando passei a pensar com mais profundidade as questões metafísicas.
Li a Bíblia inteira, livros espiritas, evangélicos, tive muitos debates com religiosos e nada me convencia, pelo contrário, só me distanciava ainda mais da crença no Deus judáico-cristão. Já o Budismo para mim continuava sendo uma religião distante e pouco conhecida, embora admirada pela fama da sabedoria e paz dos seus seguidores. 
Foi então, desiludido com as ideias das principais religiões do Brasil e percebendo que acreditava em Deus somente por questão cultural, chutei o balde e virei ateu. 
Nisso já se vão pelo menos doze anos. Estou arrependido? Nem um pouco.
O Budismo entrou na minha vida pra valer há cerca de um ano, durante pesquisas pela Internet. Acessando alguns sites e blogs budistas, comecei a ver um Budismo inteligente, racional e profundo, algo que nunca tinha visto em religiões. Isso tudo me fascinou e me deixou com sede de querer aprender e praticar os ensinamentos do Buda cada dia mais e mais. 
A minha cidade possui somente um único templo budista e como ele é ligado a uma organização japonesa que modificou muito a doutrina budista, achei por bem não frequentá-lo e manter meus estudos de maneira autodidata, o que não é fácil, pois quando as dúvidas surgem, tenho somente a Internet para recorrer e nem sempre consigo sanar todas elas com o que é encontrado na rede. A meditação então nem se fala, não é nada fácil ter que aprendê-la pela Internet. 
Aos trancos e barrancos vou aprimorando minha prática, que já surgiu algum efeito. Sempre fui um cara muito calmo, e agora estou mais calmo ainda (rsrs). 
Em suma é isso. Espero poder contribuir um pouco com a divulgação do Dhamma de forma geral, e embora eu pratique o Budismo Theravada, postarei sobre os ensinamentos das diversas vertentes budistas, desde que estes ensinamentos não divirjam dos pilares do Budismo, ou seja, aqui não vai rolar invencionice.
Obrigado pela atenção!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer quando se quebra um preceito?

Angulimala, a história de um assassino até a Iluminação

O estágio de Sotapanna - Como alguém pode saber se foi alcançado?